sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Shabat...

A história da chalá
O pão sempre tem sido o principal componente da mesa judaica. A Torá muitas vezes usa a palavra "pão" ao referir-se à "comida". Hoje, nenhuma refeição de Shabat pode ter início sem um par de Chalot frescas na mesa. “Chalá" é a denominação dada a esse pão trançado especial. Uma mesa com Chalot é um sinal de festividade. Em dias de Shabat é uma mitsvá comer uma refeição festiva que tem início com o kidush e o tradicional lavar das mãos antes de comer a Chalá. Em honra à ocasião, fazemos a bênção de Hamotsi sobre um par de Chalot inteiras, não cortadas. Demonstramos assim que D’us provê todas as nossas necessidades, tanto as de Shabat como as de todos os dias da semana, mesmo que não trabalhemos no Shabat. Nossa Chalá no Shabat nos faz recordar estes dois milagres: primeiro, o milagre do Maná que é recordado quando fazemos a bênção sobre duas Chalot inteiras; e segundo, o intricado número de tranças de cada Chalá (seis, perfazendo um total de doze), traz à memória o milagre dos pães no Templo. A mitsvá de separar a chalá. O termo Chalá aqui se refere à porção que é separada da massa e depois queimada, e não ao pão trançado especial de Shabat. Quando se prepara pão usando a quantidade mínima de farinha de 1.666,6 g. (1 k. e 2/3) é necessário separar uma pequena parte da massa antes de assar. O pequeno pedaço que é removido chama-se "Chalá". Na época do Templo, ela era dada aos Cohanim, sendo que hoje se denomina também Chalá o pão trançado especial usado no Shabat. Separar a "Chalá" é uma das três mitsvot especiais com as quais a mulher judia foi privilegiada. E já que os significados profundos desta mitsvá são tão inerentemente relacionados com ela, muitas mulheres mantêm o costume de assar em casa suas próprias Chalot para Shabat, para que possam cumprir esta preciosa mitsvá. É especialmente significativo separar "chala" na véspera de Shabat. Quando uma mulher judia separa "chalá" recitando a bênção apropriada, ela "eleva" espiritualmente esta massa. Por meio deste ato, ela afirma sua fé completa em Hashem. Pois tirando uma porção da massa, ela atesta que todo o pão – isto é, todo o sustento físico – no seu lar vem somente como um presente de Hashem e que está pronta a compartilhá-lo com Ele, segundo a Sua Vontade.
A receita:
Chalá
Ingredientes da massa:
1 kilo de farinha de trigo
4 pacotes de fermento Fleischmann (60 g)
1 ovos
1 colher de sopa de óleo
1 pitada de sal
1 lata de leite condensado
a mesma medida da lata de leite condensado de água filtrada
Gergelim ou semente de papoula a gosto (p/ lançar sobre amassa antes de levar ao forno)
Preparo: Bata no liquidificador o fermento, o ovo, o óleo, o leite condensado e a medida de água, depois de batido junto ao trigo sovem bem. Deixe crescer ate dobrar de volume. Separe em seis porções sove outra vez abra a massa com ajuda de um rolo e enrole como um rocambole. Junte três partes, já abertas e enroladas e trance. Passe ovo com mel em cima, salpique com gergelim e leve para assar em forno pré-aquecido.

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